quarta-feira, 16 de abril de 2008

23 pes

Conhecia alguns veleiros na faixa dos 23: Atoll23 O´Day23, Ranger22, Fast230, Alpha 220... Comecei a entrar nos sites de classificados, ler artigos, conversar com pessoas que já tiveram este ou aquele veleiro e consultar grupos de discussão sobre vela.

Nesta caminho, lembro bem de uma frase que acabei lendo: "Todos os veleiros tem suas qualidades e seus problema, você tem que escolher as qualidades que deseja e os problemas vai estar disposto a conviver".

Especialmente a parte de identificar que problemas eu desejava ou não suporta foi importante. Por exemplo, um ex-proprietário de um O´Day23 me chamou atenção para a dificuldade que é obter um pouco de sombra confortável no cockpit do O´Day durante a velejada. Porque a retranca vem praticamente até o espelho de popa. Isto me fez olhar para o O´Day de uma forma um pouco diferente: um grande barco com baixo calado, um interior realmente muito bem planejado, mas com uma problema de sombra. Considerando que nas velejadas de final de semana o lugar que mais se fica no veleiro e no cockpit este era um problema importante. Temos que escolher com que problemas não queremos conviver, logicamente isto é muito pessoal.

Mesmo assim foi a Florianopolis ver um O´Day 23 do qual pela internet tinha recebido boas fotos. Pode comprovar que realmente a cabine é muito boa mesmo, mas o problema da sombra e o fato que para o tamanho o O´Day esta com o preço um pouco inflacionado (na minha opinião pessoal) me fez retira-lo da lista.

O fast230 que é um grande veleiro. Mas, ele também tem seu preço um pouco inflacionado para o tamanho (segundo minha visão). Recebi também fotos de alguns alpha220, mas sinceramente acabei não simpatizando.

Nas conversar, com outros velejadores, escutei uma outra frase que me chamou atenção: - "Não se preocupa não é você que vai escolher o veleiro e o veleiro que vai escolher você". Acho que de certa forma isto estava mesmo ocorrendo.

Tinha velejado um Atoll23 e tinha ficado com uma ótima impressão. Também estava olhando mais seriamente para o Ranger22. Em especial havia entrando em contado com o Álvaro Andrade, proprietário daquele Ranger 22 amarelinho que havia visto durante o curso.
Foi ai que entrou mais uma vez o Delmar na história ele é dono do Comparsa Atoll23 e sócio no Xispa um Ranger22 utilizado básicamente em regatas. Com ele mesmo dize, não haveria melhor pessoa para perguntar sobre minhas dúvidas, além disto ele conhecia bem o Ranger22 amarelinho (já tinha inclusive velejado nele).

O Delmar me escreveu um e-mail bem grande e detalhado colocando a suas opniões sobre cada um dos veleiros e mais uma vez reforçou a informação que o Ranger22 amarelinho chamado Argonauta estava em otimas condições.

Acho que o barco estava realmente me escolhendo... Foi neste ponto que resolvi iniciar uma negociação mais seria com o Álvaro, falando de valores e fazendo milhares de contas para tentar fazer o "amarelinho" caber no meu pequeno orçamento e na minha capacidade de endividamento.

Para minha felicidade com muita boa vontade do Álvaro, acabamos entrando em um acordo para consolidar o negocio.


Eu seria proprietário do Argonauta um lindo Ranger22 amarelinho que havia "namorado" alguns meses antes !!!

Nenhum comentário: