domingo, 11 de maio de 2008

Argentino a Bordo - 12/04/2008

Continuando estas postagens que são um diário de bordo das velejadas do Argonauta.

Vou relatar a velejada em que o Argonauta recebeu pela primeira vez o meu amigo, colega de trabalho e velejador argentino: Sergio Marcovecchio.

Neste dia estavam abordo além do Sergio (foto ao lado): o companheiro de velejadas João e eu.

Saímos para velejar em um dia sem sol com a previsão do tempo indicando a possibilidade de algumas pancadas de chuva durante a tarde.

A previsão do tempo estava correta: realmente o sol não apareceu para nos acompanhar neste dia. E algumas poucos pancadas de chuva ocorreram no decorrer do período.

Mas para a fortuna da velejada, foi um dia de muito bons ventos. O que permitiu o Argonauta andar muito bem em todas as direções o GPS chegou a indicar a velocidade 5,8 nos no contra-vento.

O pessoal da regata ali próxima chegou a falar em estações de vento de alguns veleiros indicando ventos de 18 nós.

No inicio da tarde chegamos até a colocar na proa a vela de tempestade e colocar a vela mestra no primeiro rizo. Foi um exercício bem interessante para a tripulação.

Neste momento descobrimos que o cabo para baixar o rizo da vela não estava passado e que os cabinhos para prender o rizo na retranca também não estavam organizados e disponíveis. Além disto de maneira geral precisamos ganhar mais prática nestas manobras, tanto na manobra com a vela de proa como na manobra com a mestra que precisa estar sempre organizada e preparada para reduzir o pano.

Ficou também claro para min, na prática, a utilizadade de um enrolador de genoa. Este equipamento permite controla a quantidade de pano da vela de proa apenas enrolando ou desenrolando uma parte dela; não sendo necessário ficar trocando de vela. Por exemplo, se o vento aumenta, basta enrola a genoa que se esta utilizando até ela ficar com o tamanho conveniente. O controle desta manobra é realizado do cockpit evitando que seja necessário ir até a proa para tocar de vela. O que é muito mais seguro e rápido, importante especialmente no caso de estar em uma "pauleira" forte.

O dia também foi muito legal, porque o Sergio tem uma grande experiência na vela, navegou vários anos na Argentina em um 28 pés. Ele deu para mim e para o João várias dicas valiosas sobre como conduzir o barco. Eu particularmente, fiquei muito impressionado com a intimidade com que ele controla o barco e a vela. Como é bonito ver velejar quem realmente sabe... Espero daqui a pouco estar lá.....

Nenhum comentário: