quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Diário de Bordo - 7/12/2008

Depois de meses de muita chuva aqui na região sul do Brasil, finalmente um domingo com previsão de bom tempo. Logicamente, quando vi a primeira coisa que pensei foi aproveitar o domingo para ir velejar. Estava com muita saudades do prazer e da paz de andar com o vento no meu argonauta.

O dia foi muito muito gostoso, vai para velejar com meu fiel proeiro João. Tivemos a sorte de um dia de sol muito bonito e de vento constante. Condições ideais para viver a felicidade de uma velejada.

Primeira missão, armar o barco: retirar a capa de proteção da vela mestra, colocar genoa no estai, passar os cabos, ligar o eletrônicos (ecobatimetro, radio VHF, radio PX) e claro colocar um CD agradável par ouvir.

Saímos da poita no motor (mesmo depois de muito tempo ele pegou fácil, nada como um motor de centro diesel) e logo estavamos com a proa no vento para subir as velas, já velejando (com motor desligado) partimos em direção as ilhas que ficam depois do porto de São Francisco. O vento intenso e constante nos permitiu andar fácil a 5 ou 6 nós, com o rangerzinho marinheiro deslizando fácil pela babitonga. Andamos até as ilhas, com vento de alheta e depois uma popa rasa com as velas em asa de pomba utilizando o pau do spinnaker.

Depois de um tempo a fome bateu, para alegria a guaraná já estava geladinha e o João (como sempre) preparou um sanduba com o pão caseiro que ele sempre leva.

Na volta das ilhas viemos bordegando; sempre fico impressionado como o Argonauta anda bem em orçando.

Já no entardecer ligamos o motor para não apoitar no escuro. Com o motorzinho sem esforço andamos em 6 nós até a nossa poita e lá o sol sumindo no horizonte foi um espetaculo aparte para fechar com chave de ouro mais uma velejada muito agradável.

Eu voltei para Curitiba refeito e feliz, pronto para enfrentar mais uma semana de trabalho e escritório !!!

Nenhum comentário: